Para ser um jovem útil a sociedade não é preciso ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é preciso ser um jovem útil a sociedade.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O que é a Ordem da Cavalaria?


Consiste em um programa de aperfeiçoamento de demolays mais velhos, e aqui, nos detemos à necessidade de restringir esse objetivo ao seu verdadeiro propósito. A Ordem da Cavalaria é um verdadeiro laboratório filosófico da Ordem DeMolay, onde os jovens têm a oportunidade de aprimorar seus estudos através de debates filosóficos sobre variados assuntos da ordem, como ritualística, história da Ordem DeMolay e da Cavalaria, assuntos da atualidade dos jovens, relacionando-os aos elementos filosóficos da Ordem, entre outros.
De forma análoga à vida escolar, podemos dizer que a Cavalaria está na vida de um Demolay como uma Pós-Graduação na vida de um estudante, já que esta não substitui a necessidade de uma graduação, mas amplia o campo de conhecimento e as oportunidades de trabalho. Assim, o jovem cavaleiro tem a chance de vivenciar novas experiências com maior troca de informações sobre assuntos que, muitas vezes por questão de tempo, outras necessidades e até mesmo diferenciação de graus, não são pertinentes a um Capítulo Demolay.
Por ser dedicado ao estudo e ao conhecimento, o tempo das reuniões na Ordem da Cavalaria é escasso para assuntos administrativos, o que justifica o fato dos Priorados não praticarem ações de filantropia ou eventos para arrecadação de dinheiro; tais atividades são delegadas aos capítulos.
Não cabe aos Priorados, ao contrário do que se costuma pensar, dar regularmente instrução aos capítulos, uma vez que essa tarefa cabe aos oficiais da Ordem Demolay. Os estudos feitos pelos Membros da Ordem da Cavalaria podem sim ser repassados aos capítulos, a título de fomentação cultural dos membros.
Cita-se a oportunidade do Priorado realizar atividades conjuntas para a integração dos capítulos, como campeonatos esportivos, ou ainda outros eventos similares. Porém não se pode perder o foco da real finalidade dessa instituição.


Cavalaria – Honraria ou Outra Ordem?
  
         Antes de qualquer explicação, devemos deixar claro aqui que a Cavalaria consiste em uma outra Ordem, subordinada à Ordem Demolay, ou seja, uma Organização Afiliada. Assim, o Priorado deve caminhar de forma simultânea ao Capítulo, sem interferir na administração do mesmo.
         Também deve ficar claro que, conforme orienta nosso Regulamento Geral do Supremo Conselho da Ordem Demolay para a República Federativa do Brasil, “...O título de Membro da Ordem dos Cavaleiros não deve ser considerado honorário ou como um prêmio por trabalho no Capítulo ou Demolay...”.
        

Ritualística

         Por ser uma ordem iniciática, a Cavalaria pratica ritos próprios, com simbologia voltada à transmissão de seus ensinamentos às mentes dos jovens cavaleiros, dando especial ênfase à prática das sete grandes luzes (nome dado às virtudes cardeais dentro de um convento) e à liderança consagrada dentro dos ideais de nobreza e lealdade.
         Composta por graus, a ritualística da Cavalaria é diferente daquela praticada dentro do capítulo, com diferentes cargos, objetivando reuniões mais livres aos debates e estudos. Quase não há trabalhos administrativos dentro de um Priorado. Entretanto, assim como a ritualística dos capítulos, essa deve obedecer estritamente o que é expresso nos rituais, uma vez que somente assim é possível que sejam passadas, de forma verdadeiramente eficaz, as mensagens implícitas a nossos trabalhos.


Paramentos dos Cavaleiros

         Por ser uma outra Ordem, que trabalha como uma Organização Afiliada à Ordem Demolay, durante as reuniões de um Priorado não são usadas as capas que tradicionalmente usamos nos capítulos. Os oficiais utilizam colares, de tamanho padronizado, confeccionados de tecido verde, contendo o brasão da Ordem da Cavalaria; os cavaleiros que não ocupam cargo usam faixas brancas, com orlas vermelhas, contendo também o brasão da Ordem. Todos usam calças sociais pretas lisas, camisas brancas de mangas compridas, sapato social preto, meias pretas, cinto preto e gravata preta lisa, conforme os demolays ativos de um capítulo. Não são usadas jóias simbolizando os cargos dentro de um Priorado.
         É permitido, durante as reuniões, o porte de espadas de pontas arredondadas e sem corte, por todos os cavaleiros, oficiais ou não. É vetado o uso de luvas por parte dos cavaleiros, sendo também proibido o uso de qualquer paramento da Ordem da Cavalaria dentro de um evento ou reunião, pública ou fechada, da Ordem Demolay. Apenas é permitido ao ICC de um Priorado utilizar seu colare de ICC em cerimônias Públicas da Ordem DeMolay ou outras ordens, pois eles são representantes de seus Priorados e seus Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário