Conhecida nacionalmente por ser a terra natal do atual Presidente da República, Garanhuns, a 230 km de Recife, recebeu cerca de 300 participantes para o VI Congresso Estadual da Ordem DeMolay de Pernambuco – VI CEOD-PE – entre os dias 22 e 24 de outubro. O Grande Mestre Nacional – GMN -, Carlos Eduardo Braga, e o Mestre Conselheiro Nacional – MCN -, Rodrigo Lins, ambos pernambucanos, participaram do evento que reuniu outros nove Estados brasileiros na Suíça Pernambucana, outra alcunha da cidade de Garanhuns, que, incrustada na região montanhosa do Planalto da Borborema, apresenta clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da área.
“É uma grande alegria participar como MCN do Congresso Estadual do meu Estado. Sem dúvida é um momento de orgulho”, lembrou Lins. Pela primeira vez na história GMN e MCN são de Pernambuco e participam do CEOD juntos. Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe enviaram representantes para esse marcante momento da Ordem DeMolay pernambucana e brasileira. Ainda estiveram presentes o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Pernambuco, Dimas Carvalho, e o Prefeito do Município de Garanhuns e Maçom, Luis Carlos de Oliveira.
Na programação, o fomento à Ordem de Cavalaria foi observado com a Cerimônia Magna de Investidura de 37 novos Cavaleiros, que integram agora um grande grupo para ampliar as atividades desenvolvidas pela Organização Afiliada à Ordem DeMolay. “O Congresso foi também a despedida dos irmãos Ryan Nunes e Jorge Henrique dos cargos de Mestre Conselheiro Estadual e Adjunto, depois de fazerem história à frente do Gabinete Estadual”, comentou o MCN.
As lideranças DeMolays do Estado foram substituídas pelos jovens Alberto Vieira, do Capítulo Garanhuns nº 278, e Arthur Lima, do Capítulo Petrolina nº 23. O GMN aproveitou o Congresso para homenagear o fundador da Ordem DeMolay pernambucana, José Luís, e o Sereníssimo Grão-Mestre com a Comenda de 30 anos da Ordem DeMolay, reconhecendo a importância da Maçonaria para a construção da Ordem no Estado de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário